Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Croácia fecha fronteira após receber 11 mil refugiados em 2 dias

A Croácia fechou na madrugada desta sexta-feira sete das suas passagens fronteiriças com a Sérvia depois de 11 mil refugiados do Médio Oriente terem entrado por ali em menos de 48 horas, confirmou o Ministério do Interior croata.

O site de notícias croata “24sata” informou, no entanto, que apesar da medida, os refugiados continuam a entrar por campo aberto. A passagem fronteiriça de Bajakovo, na estrada que liga as capitais dos dois países, Belgrado e Zagreb, continua aberta.

O ministro do Interior da Croácia, Ranko Ostojic, chegou a anunciar na quinta-feira à noite que o seu país poderia ser obrigado a fechar a fronteira com a Sérvia por tempo indeterminado. “Caso ocorra uma nova onda de refugiados de grandes proporções como esta, teremos que bloquear a fronteira para poder estabilizar a situação humanitária daqueles que já entraram”, disse o ministro.

A emissora de televisão pública da Croácia, “HTV”, mostrou ontem à noite que os refugiados estavam a entrar no país por todas as passagens fronteiriças com a Sérvia no leste, e que se movimentavam, a pé ou em veículos, por estradas, ferrovias, e também por atalhos através dos campos.

De acordo com a emissora, esse fluxo demonstra que a polícia perdeu o controlo da situação. Os refugiados têm pressa e querem cruzar o país para chegar à Eslovénia. Dali, os migrantes seguirão rumo à Áustria, de onde pretendem viajar para Alemanha e Suécia.

A imprensa croata informou que a Eslovénia fechou a linha ferroviária com a Croácia depois de receber ontem um comboio com o primeiro grupo de mais de 300 refugiados. A maior parte desses refugiados foi devolvida à Croácia, mas um pequeno grupo conseguiu possivelmente entrar na Eslovénia para seguir viagem rumo à Áustria, segundo a imprensa local.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!