Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Cristóvão Forquia nomeado Director Provincial das Obras Públicas e Habitação da Zambézia

O Ministro das Obras Públicas e Habitação, Cademiel Muthemba, nomeou com efeitos a partir da última sexta-feira o Engenheiro Cristóvão Francisco Forquia para o cargo de Director Provincial das Obras Públicas e Habitação da Zambézia.

Forquia substitui no cargo Francisca Muluana, semana passada promovida para Secretária Permanente do Governo Provincial de Gaza. Até a data da indicação para as funções de Director Provincial das Obras Públicas e Habitação da Zambézia, Cristóvão Forquia era Engenheiro Residente (Fiscal) do Projecto de Reabilitação das Ruas da Cidade de Quelimane, pela ANE – Administração Nacional de Estradas.

Forquia é detentor de grau de Engenheiro Civil e Industrial “A”, Pela Universidade Técnica Estatal de Construção Civil e Arquitectura de KIEV – UCRÂNIA, em 1996, na especialidade de Engenharia de Estruturas. Concluiu igualmente a frequência do curso de Pós-Graduação – MBA – Master of Business Administration – na Universidade Católica de Moçambique/ Faculdade de Economia e Gestão, na Beira, e recentemente esteve no Instituto Central de Investigação Cientifica sobre Tecnologias de Construção – Roorke, na Índia, onde estudou a análise e cálculo dos edifícios com a acção das forças sísmicas e ventos ciclónicos para além de tecnologias de construção de baixo custo usando materiais alternativos.

Grande parte do seu percurso profissional Cristóvão Forquia fez em Sofala, mais concretamente na Cidade da Beira, onde de Novembro de 2000 à Abril de 2002 desempenhou as tarefas de Director de Construção e Urbanização da Cidade da Beira, e de Abril de 2002 à Outubro de 2005 assumiu o cargo de Director Provincial das Obras Públicas e Habitação de Sofala. É natural da Província da Zambézia, casado e pai de três filhos.

Ele e o actual Governador da Província da Zambézia, Francisco Itai Meque, já pertenceram o mesmo elenco governativo em Sofala, na altura o Governador era Felício Zacarias. Nessa altura Forquia era Director Provincial das Obras Públicas e Habitação enquanto Itai Meque era Director Provincial da Educação. O facto de terem trabalhado juntos pode ser considerado uma mais valia na articulação entre os dois, tornando a missão de ambos facilitada.

João Baptista nomeado Director Provincial da Saúde

Outra novidade é a nomeação de Alberto João Batista para o cargo de Director Provincial da Saúde da Zambézia. Alberto Baptista é um quadro do Ministério da Saúde que praticamente também se notabilizou em Sofala, mais concretamente na Cidade da Beira, onde exerceu sucessivamente cargos de Director Distrital da Saúde em Nhamatanda, Médico-Chefe Provincial de Sofala e Director Provincial da Saúde de Sofala. Baptista foi igualmente colega de Francisco Itai Meque e de Cristovao Forquia no elenco governativo de Sofala dirigido nessa altura por Felício Zacarias.

Alem destas três figuras que saem praticamente da Beira para cuidar dos destinos da Província da Zambézia, já existe lá a Beactriz de Sousa, que exerce as funções de Directora Provincial da Industria e Comercio, já vai no seu terceiro mandato. Beactriz de Sousa ocupou o mesmo posto em Sofala, na altura em que o Governador era Felisberto Paulino Tomas, o primeiro nomeado por Joaquim Chissano para dirigir esta província depois da instituição no Pais do regime multipartidário.

E facto para dizer que Itai Meque recentemente nomeado pelo Presidente da Republica para o cargo de Governador Provincial da Zambézia vai trabalhar rodeado de gente da sua total confiança, atendendo que boa parte da sua equipa os quadros foram seus colegas na Beira.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!