Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Criança morre soterrada na mina da Vale Moçambique

Uma criança de dez anos de idade foi enterrada viva nesta quarta-feira(24) enquanto brincava numa das minas da empresa Vale Moçambique em Moatize, na província de Tete, de acordo com o jornal Zitamar. Os familiares que acorreram ao local para mostrar a sua revolta foram repelidos à tiro por agentes da força de segurança privada da multinacional brasileira que explora carvão mineral.

Três menores de idade entraram na concessão mineira da Vale cerca das 9 horas da passada quarta-feira para, alegadamente, verem as máquinas pesadas a trabalharem de perto. Entretanto uma máquina pesada que removia terra no local, e que não se apercebeu da presença dos petizes, acabou por cobrir com areia um deles, relataram testemunhas ao Zitamar.

“Quando chegamos aqui choramos por ajuda e pedimos para ajudarem-nos a cavar mas eles (os trabalhadores da Vale) simplesmente ignoraram-nos. Talvez tenham pensado que fosse um brincadeira… Tentamos cavar com enxadas mas não conseguimos chegar até onde estava o corpo” disse um jovem entrevistado pela publicação online sediada em Maputo acrescentando que quando os trabalhadores da Vale quiseram intervir já era tarde demais para salvar a vida da criança.

O jornal Zitamar, que tentou ouvir a direcção da Vale Moçambique mas sem sucesso, refere ainda que este é o segundo acidente envolvendo um membro da mesma família na mina da mineradora em Moatize. O irmão da vítima mortal, um jovem de 17 anos, caiu acidentalmente numa das minas à céu aberto existentes na concessão.

Entretanto familiares do finado, assim como vizinhos, dirigiram-se à mina para protestarem pela falta de ajuda rápida por parte dos trabalhadores da mineradora, vandalizando alguma da maquinaria da Vale.

Agentes de segurança privada da Vale, pertencentes a empresa G4S, foram chamados ao local e para dispersar os populares desarmados dispararam balas de borracha que feriram com alguma gravidade um cidadão adulto, entretanto transportado para receber atendimento médico.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!