Um novo serviço de microcrédito deverá ser introduzido, a partir de 2011, pela empresa pública Correios de Moçambique, visando um maior empoderamento das zonas rurais desprovidas daquele tipo de microfinanciamento. Este novo serviço vem-se juntar ao de Caixa de Poupança Rural introduzido pela mesma empresa, em 2007, e que já culminou com a abertura de um balcão em Junho de 2009, no distrito de Marrupa, província nortenha do Niassa.
Estudos, entretanto, patrocinados pelos Correios de Moçambique concluíram que, depois da poupança, o acesso ao crédito constitui uma “grande prioridade” das comunidades rurais para a viabilização de empreendimentos económicos, de acordo com José Rego, Presidente do Conselho de Administração da empresa (PCA), sem, contudo, avançar com os montantes que deverão ser desembolsados para a concretização do projecto de introdução dos novos serviços de crédito.
Rego referiu-se, falando em entrevista ao Correio da manhã, que a mobilização da economia local e transformá-la em oportunidades de negócios para beneficiar unidades agroindustriais das regiões rurais é uma das acções visando o empoderamento de camponeses.