A Coreia do Norte testou este sábado mais dois mísseis, informou à AFP um porta-voz do ministério da Defesa sul-coreano. “A Coreia do Norte lançou dois mísseis esta manhã”, declarou o funcionário, acrescentando que o disparo ocorreu na base militar de Kitdaeryong, próxima ao porto de Wonsan, no Mar Oriental (Mar do Japão).
Os mísseis foram disparados entre 08H00 e 08H30 local em direção ao Mar do Japão, destaca o comunicado. “As forças sul-coreanas, baseadas em sua forte aliança de defesa conjunta com os Estados Unidos, estão plenamente preparadas para qualquer ameaça ou provocação do norte”.
Segundo a agência de notícias sul-coreana Yonhap, um dos mísseis é um SCUD, com alcance de 500 quilômetros, capaz de atingir a maior parte do território sul-coreano. “O Scud disparado hoje (sábado) submete nossa segurança a uma ameaça maior que os mísseis de longo alcance”, destacou um alto oficial, citado pela agência Yonhap.
Na quinta-feira passada, os norte-coreanos testaram quatro mísseis de curto alcance, em sua costa leste, ao que parece projéteis terra-mar, que foram lançados para o Mar do Japão. A Coreia do Norte anunciou na quarta-feira que realizaria manobras militares durante o mês de julho, e pediu ao Japão que não se aproximasse de suas costas no período.