Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Coreia do Norte renova ameaça de teste nuclear

A Coreia do Norte renovou, este sábado (10), a ameaça de realizar um teste nuclear, no meio de preocupações de que o país, que conta com uma grande quantidade de mísseis, possa detonar um dispositivo atómico pela quarta vez como parte do esforço para ter um arsenal nuclear.

O Rodong Sinmun, jornal oficial da Coreia do Norte, disse que era justificado que o país usasse todos os meios disponíveis para conter os agressivos desafios dos Estados Unidos e da Coreia do Sul contra a sua soberania.

A Coreia do Norte deixa claro a sua posição de que tomaria medidas como “testes nucleares para proteger a sua soberania e dignidade”, afirmou o jornal, em comentário transmitido pela agência de notícias KCNA.

A ameaça dá-se dias depois de declarações do ministro da Defesa sul-coreano de que os preparativos para um novo teste pareciam estar quase prontos. Contudo, um centro de análises norte-americano sugeriu, semana passada, que o teste poderia não ser iminente.

A Coreia do Norte havia intensificado as ameaças em Março, de o Conselho de Segurança das Nações Unidas condenar os norte-coreanos por dispararem mísseis contra o mar. “Não descartaríamos uma nova forma de teste nuclear para aumentar a nossa capacidade de revide”, disse em Março.

A Coreia do Norte, que sofre sanções das Nações Unidas desde 2006, tem ignorado as pressões para abandonar o seu programa de mísseis e o seu programa nuclear. A última vez que o país conduziu um teste nuclear foi em Fevereiro do ano passado.

No entanto, o consenso geral entre os especialistas e as autoridades é que os norte-coreanos ainda estão longe de aperfeiçoar a tecnologia nuclear.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!