Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

https://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.htmlhttps://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.htmlhttps://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.html
Publicidade

Construídas mais de mil latrinas em Namacurra

Mil e duzentas latrinas familiares, três sanitários na maternidade da vila sede do distrito de Namacurra, na província da Zambézia, 22 fontes de água erguidas e reabilitadas pela construtora Kentz e pela WaterAide, em colaboração com o governo local, estão a melhorar as condições de vida de dezenas de milhares de habitantes.

As infra-estruturas garantem o acesso à água potável e saneamento do meio ambiente a mais de 18 milhões e meio de pessoas. O acesso à água potável aumentou de 50% para 71%, causado impacto positivo na saúde, educação e subsistência da população, segundo um comunicado de Imprensa enviado ao @Verdade.

Nelson Chaúque, Oficial Sénior de Programa na WaterAid, afirmou que, para além de “aumentar o acesso à água potável, construir latrinas melhoradas, encorajar boas práticas de higiene, melhorar as condições de vida das comunidades”, ensinam às crianças regras básicas de higiene nos “Núcleos de Saúde” criados nas escolas e dão formação básica para a gestão de aspectos ligados ao saneamento básico.

O documento refere ainda que antes do projecto da WaterAid na comunidade Gogone, as pessoas caminhavam seis quilómetros para conseguir água potável, gastando tempo que seria necessário para ganhar dinheiro, para cuidar das crianças ou para ir à escola. Agora têm acesso a água potável localmente e a latrinas com melhores condições. O comité de água local, eleito pela comunidade, gere a fonte de água e cobra as contribuições mensais de cinco meticais para a manutenção.

O projecto construiu também um novo furo de água na comunidade de Enzura, que trouxe grandes melhorias às condições sanitárias da comunidade. Berta João, membro do grupo de de manutenção, agradeceu à WaterAid e à Kentz por terem trazido água potável para o local e por lhe terem ensinado a fazer a manutenção do equipamento, o que valorizou a sua posição na comunidade: “sou uma mecânica treinada pela WaterAid. Fazemos manutenção a cada três semanas.

Até 2016, o projecto da WaterAid visa construir 51 fontes de água e reabilitar outras 30; construir 8.300 latrinas familiares e igual número de aterros sanitários e copas; construir 10 blocos sanitários que vão beneficiar dois centros de saúde e duas escolas; criar e formar 81 comités de água e 11 núcleos de saúde escolar. Refira-se que a Kentz, no mercado Moçambicano há 17 anos, é uma empresa global que fornece soluções de engenharia a empresas de topo dos sectores de petróleo e gás, petroquímica, mineração e metais. Ao final de 2012, a empresa gerou rendimentos totais de 1,56 biliões de dólares americanos, com lucros ilíquidos de 104,8 milhões de dólares americanos.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!