Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Constituídos os cinco comités de saúde da katembe

A Direcção de Saúde da Cidade de Maputo (DSCM) constituiu cinco Comités de Saúde, que representam igual número de bairros do distrito municipal Katembe, no quadro dos esforços visando a mobilizar as comunidades a envolverem-se na promoção e defesa da sua própria saúde.

A constituição dos comités, havida Sexta-feira na Katembe, doutro lado da baía de Maputo, marca o fim de um ciclo de formação iniciado em finais de 2011 e envolveu os 25 membros investidos, apesar de algumas ausências, que, entre várias atribuições, vão intensificar a ligação entre a saúde e as comunidades.

Os comités de saúde vão trabalhar em estreita ligação com os cinco centros de saúde da Catembe adstritos ao Hospital Geral José Macamo, unidade sanitária que além dos bairros da urbe apoia igualmente uma boa parte da província, na provisão de cuidados médicos.

Jotamo Come, director do Hospital Geral José Macamo, disse, no fim da cerimónia, que populares aproveitaram a oportunidade para se queixarem da falta de espaços para machambas familiares, porque todos o terrenos foram ocupados pela açucareira de Incomáti, para a produção de cana.

Em resposta, o presidente disse ser possível aumentar a produção de cana mas com espaços para a produção de comida.

Os residentes também pediram para que a Açucareira de Xinavane aumentasse os salários dos trabalhadores.

O Chefe do Estado ripostou destacando a necessidade para uma negociação pacífica com o empregador, como forma de estimular o investimento.

Outras preocupações incluem a reabilitação das vias de acesso, construção de uma escola técnica, uma Faculdade de agronomia, residência para professores, transporte e a expansão da rede eléctrica.

Esta Segunda-feira, Guebuza prossegue com a “Presidência Aberta” na província de Gaza.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!