Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Consórcio indiano que comprou concessões da Rio Tinto em Moçambique inicia exportação de carvão

O consórcio estatal indiano International Coal Ventures Ltd (ICVL), que recentemente adquiriu três concessões em Moçambique da empresa anglo-australiana Rio Tinto, anunciou que o primeiro carregamento de carvão extraído da mina de Benga, na província central de Tete, já está a caminho da Índia.

O Presidente da ICVL, CS Verma, disse ao jornal ?Press Trust of India?, que o carvão deverá chegar ao destino final dentro dos próximos 4-5 dias e será utilizado pela Steel Authority of India.

Em Outubro último, a ICVL adquiriu três concessões em Moçambique da empresa anglo-australiana Rio Tinto, incluindo 65 por cento dos seus activos na mina a céu aberto de Benga, e os projectos Zambeze e Tete Oriental, todos localizados na província de Tete. Destes, apenas Benga encontra-se operacional, produzindo anualmente cerca de cinco milhões de toneladas de carvão.

No entanto, o consórcio ICVL está a projectar o aumento da produção para atingir 12 milhões de toneladas por ano. Além disso, também existem indicações de um elevado potencial para a extracção de metano das jazidas de carvão da mina de Benga.

A ICVL é uma joint venture formada por cinco empresas estatais indianas, nomeadamente a Steel Authority of India Ltd (SAIL), Coal India Ltd, Rashtriya Ispat Nigam Ltd (RINL), NTPC Ltd e NMDC Ltd. Esta joint venture foi criada com o objectivo de adquirir activos de carvão no estrangeiro e, deste modo, assegurar o fornecimento de carvão de coque para a indústria do aço na Índia.

A SAIL e RINL estão aumentando a produção de aço e até 2015 irão precisar de adquirir cerca de 25 milhões de toneladas de carvão coque por ano, a maioria das quais através de importações.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!