Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Conselho Nacional de Transição apoia Presidente eleito da Guiné-Conakry

O Conselho Nacional de Transição (CNT, um órgão consultivo) da Guiné-Conakry exprimiu no fim de semana na capital do país, Conakry, o seu «apoio total » ao Presidente eleito na segunda volta das últimas eleições presidenciais guineenses, Alpha Condé.

 

 

A presidente do CNT, Hadja Rabiatou Séra Diallo, felicitou o novo Presidente pela sua vitória já confirmada pelo Tribunal Supremo com a proclamação, quinta-feira, dos resultados definitivos da segunda volta das eleições presidenciais de 7 de Novembro passado que lhe atribuem 52,52 porcento dos votos diante do seu rival Cellou Dalein Diallo que obteve 47,48 porcento dos sufrágios.

«Todos os Guineenses devem pôr-se ao trabalho detrás do professor Alpha Condé para o ajudar na sua exaltante missão que deve conduzir o país ao desenvolvimento desejado desde 1958 », disse, acrescentando ter sido impressionada pela reflexão do novo Presidente que compara a Guiné-Conakry à África do Sul do período do Apartheid.

Por seu turno, o primeiro vice-presidente do CNT, igualmente chefe da Igreja Anglicana, Mgr Albert Gomez, afirmou que os religiosos vão conceder « o seu apoio total » ao novo Presidente que tem « uma visão clara » da sua missão . «O Presidente eleito insistiu na boa governação e na reconciliação nacional que devem permitir estabelecer toda a verdade sobre os eventos trágicos do país antes de uns e outros se desculparem”.

Condé será o quinto chefe de Estado da Guiné-Conakry depois de Sékou Touré, Lansana Conté, Moussa Dadis Camara e o general Sékouba Konaté. O seu opositor da segunda volta, Cellou Dalein Diallo, declarou sexta-feira « ter tomado nota » dos resultados proclamados pelo Tribunal Supremo, exortando os seus apoiantes à calma e à disciplina.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!