Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Conflito na Síria já matou mais de 150 mil pessoas

Mais de 150 mil pessoas já foram mortas em três anos de guerra civil na Síria, sendo pelo menos 50 mil civis, informou o Observatório Sírio de Direitos Humanos, terça-feira (1).

O Observatório, que funciona na Grã-Bretanha e monitora a violência na Síria por meio de uma rede de activistas e fontes médicas e de segurança, diz que provavelmente o número real de mortos é bem superior à sua estimativa, podendo estar próximo de 220 mil.

As tentativas internacionais de mediação entre o regime de Bashar al Assad e os rebeldes sírios por enquanto fracassaram. Na semana passada, o enviado especial da ONU para o conflito, Lakhdar Brahimi, disse que dificilmente o diálogo será retomado em breve. As últimas cifras da ONU, divulgadas em Julho, estimavam em pelo menos 100 mil o número de mortos.

Em Janeiro, no entanto, a ONU disse que deixaria de atualizar o dado, porque as precárias condições no terreno inviabilizavam a produção de estimativas confiáveis. O Observatório disse ter registrado 150.344 mortes desde 18 de março de 2011, quando as forças de Assad dispararam pela primeira vez contra manifestantes que exigiam reformas.

Segundo o Observatório, quase 38 mil rebeldes foram mortos, incluindo combatentes da Frente Nusra, “filial” da Al Qaeda na Síria, e do Estado Islâmico do Iraque e do Levante, uma facção dissidente, que agrupa muitos combatentes estrangeiros.

Mais de 58 mil combatentes pró-Assad também foram mortos no período, incluindo 364 filiados do grupo xiita libanês Hezbollah e 605 outros xiitas estrangeiros. Além das mortes, o Observatório disse que há 18 mil pessoas desaparecidas depois de serem detidas pelas forças de segurança, e que outras 8.000 foram sequestradas ou detidas por forças rebeldes.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!