Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Confirmado início de perfurações petrolíferas da ENI/GALP

O Instituto Nacional de Petróleos (INP) confirma que o consórcio ENI (petrolífera italiana) e Galp (portuguesa) vai realizar a sua primeira perfuração petrolífera na Bacia do Rovuma, norte de Moçambique.

Segundo Isabel Chivambe, administradora para o pelouro de projectos e desenvolvimento do INP, a perfuração deve iniciar em Julho próximo e consiste em dois furos em águas ultra-profundas.

A Galp já afirmou publicamente que a Bacia do Rovuma possui um potencial elevado de petróleo. De referir que a Anadarko (norteamericana) chegou a comparar as potencialidade petrolíferas da Bacia do Rovuma às existentes no Golfo do México.

A este respeito, Chivambe referiu que “a ENI e a Galp vão perfurar uma área que está ao lado da área um, onde houve descoberta de gás natural recentemente, razão pela qual se considera ser uma área com potencial para ocorrência de hidrocarbonetos”.

O consórcio controla as operações de um bloco na Bacia do Rovuma, numa área localizada em águas ultra-profundas, a 2.600 metros abaixo do nível do mar. A área tem um total de 17.646 quilómetros quadrados e a sua exploração deve expirar em Fevereiro de 2015.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!