Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Condutores do sexo masculino tendem a ser homicidas nas estradas moçambicanas

Condutores do sexo masculino tendem a ser homicidas nas estradas moçambicanas

Foto de Cidadão RepórterEntre 14 e 20 de Setembro em curso, a Polícia da República de Moçambique (PRM) registou, nos lugares onde esteve presente no país, 36 acidentes de viação, dos quais pelo menos 23 foram cometidos por automobilistas do sexo masculino, com idades compreendidas entre 25 e 45 anos, no período das 06h00 às 12h00 e das 15h00 e 21h00, em resultado do excesso de velocidade e da condução sob o efeito de embriaguez, o que anula a ideia de que as mulheres são supostamente um perigo constante ao volante.

Apesar de serem conhecidas as consequências de tripular um carro sob o efeito do álcool ou por infringir as normas previstas no Código da Estrada,  inúmeros automobilistas continuam a pautar pela negligência, causando uma série de danos às vítimas e a si mesmos.

Inácio Dina, porta-voz do Comando-Geral da PRM, disse que em virtude desta situação pelo menos 21 pessoas perderam a vida, 18 ficaram gravemente feridas e outras 29 contraíram contusões ligeiras, para além de danos matérias avultados.

A Polícia de Trânsito (PT) fiscalizou 45.082 viaturas, impôs mais de cinco mil multas, confiscou 390 cartas de condução e privou de liberdade 20 cidadãos acusados de protagonizarem uma série de infracções que atentam contra o regulamento de trânsito.

Num outro desenvolvimento, Inácio Dina referiu que foram repatriados 40 imigrantes ilegais, dos quais 18 detidos na Zambézia, nove em Tete, igual número na capital moçambicana e quatro na província de Nampula. Todavia, em relação a esta última província, importa salientar que a corporação policial local neutralizou 33 cidadãos de nacionalidade somali, na noite do último sábado (12), por alegada entrada ilegal no país. Os visados foram interpelados num camião que estava para seguir viagem para a cidade de Maputo, a partir de onde pretendiam escalar a República da África do Sul.

Portanto, o número de gente indicada por Dina é muito inferior ao anunciado pelos seus colegas em Nampula. Aliás, Em conexão com o caso a que nos referimos, dois moçambicanos, que respondem pelos nomes de Sérgio Cossa e Sitome Francisco, foram detidos, indiciados de envolvimento no acto. O primeiro cidadão é motorista do camião apreendido e presume-se que seria ele a transportar os imigrantes ilegais, enquanto o segundo compatriota era acusado de colaborar nos contactos para o aluguer da viatura em alusão.

Cossa nega as acusações que lhe são imputadas e defende que a pessoa que o contactou para alugar a viatura disse que se tratava de transporte de mobília para Maputo. Sérgio Mourinho, porta-voz do Comando Provincial da PRM em Nampula, afirmou que a neutralização dos supostos imigrantes ilegais teve lugar no âmbito da patrulha que tem sido feita em diferentes artérias da cidade e província. Por isso, estava-se a intensificar a rusga com vista a deter outros indivíduos na mesma situação.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!