Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Conclave: fumo preto, novo papa ainda não foi escolhido

Fumo preto saiu pela chaminé da Capela Sistina no final da manhã desta quarta-feira, sinalizando que os cardeais da Igreja Católica não elegeram um novo papa na primeira manhã completa de votação do conclave.

Os cardeais fizeram uma primeira votação na tarde de terça-feira e mais duas esta quarta de manhã, com o fumo preto indicando que ambas foram inconclusivas, para a decepção de milhares de fiéis na Praça de São Pedro que aguardavam.

Outras duas rodadas de votação vão acontecer à tarde.

Depois do almoço os cardeais retornam ao Palácio Apostólico cerca das 17 horas. Segue-se a partir das 17h50 nova votação na Capela Sistina. Eles podem votar duas vezes à tarde.

Se os cardeais não elegerem um papa depois de duas votações, uma fumaça preta irá emergir da chaminé no telhado da Capela Sistina. Se elegerem um papa, uma fumaça branca irá subir, após a primeira ou segunda contagem de votos da sessão vespertina.

Portanto, a fumaça da tarde pode ser esperada a qualquer momento entre 18h30 e 20h30. Caso não seja conseguido consenso na eleição às 20h30 os cadeais retornam à residência em Santa Martha, onde vão jantar.

Os cardeais viverão na residência Santa Martha, dentro dos muros do Vaticano, durante a duração do conclave. Eles serão escoltados entre a moradia e o Palácio Apostólico, para que não sejam perturbados e não tenham contato com o mundo externo.

Caso ninguém seja eleito até sexta-feira, os cardeais realizarão um dia de orações e reflexão no sábado, antes de voltarem para a votação no dia seguinte.

Os 115 cardeais permanecerão confinados no Vaticano até que elejam o 266º pontífice da Igreja Católica.

Quando os cardeais chegarem a um acordo sobre o nome do novo pontífice, fumo branco sairá da chaminé da capela e os sinos da Basílica de São Pedro vão soar.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!