Um grande concerto com vários artistas internacionais, como Shakira, Juanes e The Black Eyed Peas será celebrado esta noite no estádio Orlando de Soweto, às vésperas da inauguração do Mundial da África do Sul-2010. “Este concerto não só é um tributo ao início da Copa do Mundo, também é um tributo à música africana”, explicou Kevin Wall, ao apresentar os últimos detalhes do show, que contará com ainda com a atuação de Alicia Keys, K’Naan e Angelique Kidjo.
A cantora colombiana cantará “Time for Africa” (A hora da África), tema da Copa do Mundo, para um estádio que deverá esgotar a sua capacidade, 36.000 pessoas. Vários jogadores também participarão do evento, mas os organizadores preferiram manter os seus nomes em sigilo. Porém revelaram alguns detalhes sobre a cerimônia de abertura que será celebrada, na sexta-feira, no estádio Soccer City, antes da partida inaugural entre os anfitriões e o México.
O tema do evento será uma canção que “dará as boas-vindas ao mundo na África do Sul”, explicou Derek Castens, do comitê organizador. A ministra de Arte e Cultura, Lulu Xingwana, assegurou que as celebrações terão um forte toque africano e estarão concentradas, principalmente, nos seis países do continente que conseguiram classificar-se para o Mundial. Deverão participar da cerimônia 1.500 músicos, entre eles o trompetista sul-africano Hugh Masekela.