Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Comichão nos órgãos genitais

Olá Tina. Tenho 22 anos, tenho uma bebé de 6 meses e de saúde não tou bem. Sinto uma comichão muito forte nos meus órgãos genitais e tenho dores forte no útero, ate quando vou urinar. O pai da minha bebe também tem essas comichões no pénis. O que achas que devo fazer? Onde devo ir? Obrigada

Hiiiiiiiiiiiiiii, corre para o centro de saúde mais próximo. Ate estou aflita por ti, meu bem, é como se estivesse a acontecer comigo. O que tu tens é uma Infecção de Transmissão Sexual (ITS). Há várias ITS e, mesmo que seja uma coisa pouco “nice”, tens a sorte de sentires os sintomas. Na grande variedade de infecções de transmissão sexual, muitas deles não apresentam sintomas tão imediatos, especialmente nas mulheres. Vezes há que a pessoa nem sabe que tem uma infecção até uma fase muito avançada. Então o melhor é? Uso do preservativo.

No teu caso e do “pai da tua bebe” os sinais estão evidentes e deves ir rapidamente a consulta. Na consulta o médico terá que fazer uma observação no local, portanto no teu aparelho genital (como tu dizes). Depois pode fazer duas coisas: ser não for uma infecção muito complexa, o médico pode dar uma receita ali mesmo. Entretanto, se for mais complexa, geralmente ele tira algumas camadas da secreção vaginal e coloca num tubinho que deve ser enviado para análises no laboratório. Depois das análises, o médico já te pode dar uma receita para o tratamento. Tens também que saber que as ITS muitas vezes são as portas de entrada para o HIV, então aconselho-te também a fazer o teste e se poderes, leva o “pai do bebe” contigo.

Mas o mais importante é que tu vás, e informes ao medico exactamente o que me estas a dizer. Ele vai dar uma receita vezes dois, para que o teu…o “pai da tua bebe” também faca o tratamento. E não dês confiança ao “pai da tua bebe”…ele DEVE fazer o tratamento, e enquanto não estiverem melhores, DEVEM usar o preservativo entre vocês e com outros parceiros. Nos dias de hoje, até já há preservativos coloridos e com cheiros de-li-ci-o-sos!!! Boa sorte.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

error: Content is protected !!