Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Cuidados a ter com seu filho se é seropositivo

Oi Tina, tudo bem? Um casal ser positivo pode ter filhos e nao estar contaminado? Quanto tempo deve amamentar?

Olá querida! As tuas perguntas são muito importantes, “batem a cabeça” de muitas pessoas que descobrem que são seropositivas. Vamos começar pela primeira: em primeiro lugar tens que saber que as chances de uma mulher grávida contaminar a criança durante o parto é um facto, e acontece com aquelas mães que não sabem do seu estado, não estão informadas, e por isso não fazem o tratamento, as vezes mesmo com aquelas que fazem o tratamento!! A isso chama-se transmissão vertical.

Entretanto, em Moçambique é recomendado em todas os hospitais, postos e centros de saúde fazer o teste do HIV as mulheres que vão ao pré-natal. Assim, quanto mais cedo a mulher inicia o seu pré-natal, mais cedo também poderá aderir ao programa de Prevenção da Transmissão Vertical (chamam de PTV).

O médico ou outro agente de saúde vai informar a mulher quais são as suas opções de tratamento. O tratamento anti-retroviral é a única saída e pode ser feito durante a gravidez e parto (portanto, administrar ao bebé imediatamente após o nascimento). Quanto a segunda pergunta: é aconselhável a uma mãe seropositiva que apenas alimente a sua criança com o leite materno, pois mesmo que este seja um fluido do corpo da mãe, e portanto esta contaminado com HIV, para a saúde da criança é muito melhor que o leite artificial. Esta amamentação terá que ser exclusiva durante os primeiros 6 meses, isto é, só mama, sem água, sem remédio tradicional, sem mais nada, só mama .

Eu aconselho que te aproximes ao hospital ou centro de saúde mais próximo que ofereça serviços de Prevenção da Transmissão Vertical. Em todos estes serviços, as enfermeiras e activistas tem a obrigação de providenciar informação clara e aconselhar os pais da criança a fazer a escolha mais apropriada. Não tenhas medo, o HIV é um síndrome crónico como qualquer outro, e tens como encontrar ajuda.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

error: Content is protected !!