Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Comercializacão Agrícola em Muecate

A rede viária do distrito de Muecate na província de Nampula, sobretudo a que liga a vila sede às regiões de maior potencial agrícola, encontra-se em estado deficitário de transitabilidade, em consequência do elevado estado de degradação a que está votada, facto que poderá comprometer a campanha se comercialização 2008/09 prestes a arrancar.

De acordo com estatísticas colhidas pelo Wamphula Fax, dos 728 quilómetros da rede de estrada que o distrito dispõe, apenas 404 Km são de, certo modo, transitáveis. Adelino Fábrica, administrador do distrito de Meucate, explicou que a degradação do referido troço devese, em parte, às chuvas intensas que se fizeram sentir entre os dois últimos meses do ano passado e os princípios do ano em curso.Com vista a inverter o cenário, a fonte revelou que foram reabilitadas 92 quilómetros de estrada terciária, essencialmente para assegurar a circulação de viaturas envolvidas no processo de escoamento de produtos a serem comercializados na presente campanha agrícola, e a movimentação das respectivas brigadas. Fábrica referiu, por outro lado, que grande parte dos camponeses daquele ponto da província têm-se mostrado apreensivos com a situação face à perspectiva de enfrentarem dificuldades na colocação de seus excedentes a preços justos.

 

De acordo ainda com Adelino Fábrica, a inquietação foi igualmente manifestada pelo grosso de camponeses daquele distrito, que exigem ao governo para intervir na reabilitação das vias de acesso com a necessária urgência. Por seu turno, Amisse Cololo portavoz do governo província, falando a propósito, disse que o governo daquele distrito foi instruído para avançar, sem delongas, com o processo de reabilitação das vias de acesso, através do fundo descentralizado de estrada, depois de definidas as mais prioritárias.

Todos os distritos têm beneficiado de 2 milhões de meticais exclusivamente para a reabilitação de estradas, por isso não estão, nesse aspecto, dependentes de qualquer decisão provincial. Sublinhou Cololo. Falando acerca dos preços especulativos, a fonte apelou para a necessidade dos camponeses se organizarem em fóruns, facto que facilitará a identificação de um comerciante idóneo capaz de pagar os produtos a preços justos.

Estatísticas em poder do nosso Jornal, referem que Muecate possui uma rede comercial com 32 estabelecimentos, 25 dos quais, entretanto, destruídos durante a guerra de desestabilização, e 3 em processo de alienação. Refira-se que, na presente campanha agrícola, o distrito prevê comercializar 5.381.300 kg de produtos diversos, dos quais destaca-se a cultura de amendoim, com 1.326.100 kg.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!