Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Combate à tuberculose consome USD 5,2 milhões

Cerca de 5,2 milhões de dólares norte-americanos é quanto o Governo moçambicano gasta anualmente na aquisição de medicamentos para o controlo e combate à tuberculose, segundo Egídio Langa, chefe do Programa Nacional de Controlo daquela doença no Ministério da Saúde (MISAU).

De acordo com o MISAU, Moçambique ocupa o 16º lugar de um ranking de 22 países com maior prevalência daquela doença, sendo que “127 moçambicanos em cada 100 mil habitantes morrem diariamente devido à tuberculose associada ao HIV/ SIDA”, salienta aquele departamento governamental.

Um estudo elaborado pelo MISAU, em coordenação com a Organização Mundial da Saúde (OMS), indica ainda que, em 2010, foram notificados cerca de 46,1 mil casos novos de tuberculose, dos quais mais de 50% na região Sul do país.

Entretanto, Langa reconheceu haver pouco avanço no controlo e combate à tuberculose em Moçambique desde 2005, principalmente, por se ter denotado a “existência de micro-bactérias resistentes aos medicamentos em uso em Moçambique”.

A fonte referiu, entretanto, que a OMS está a trabalhar no sentido de elaborar uma vacina eficaz contra a tuberculose visando, igualmente, reduzir o tempo de tratamento dos actuais seis para apenas três meses.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!