Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Comandante da Boko Haram preso na Nigéria

A Força Militar Especial Conjunta (JTF), que luta contra a Boko Haram no norte da Nigéria, anunciou a detenção dum comandante desta seita islamita.

O tenente-coronel Sagir Musa, porta-voz da JTF, declarou, Domingo, em Maiduguri que Mohammed Zangina, comandante da Boko Haram e membro da Comissão “Shura”, foi detido no Estado de Borno, no nordeste da Nigéria.

“Zangina, aliás Malam Abdullahi ou Alhajio Musa, veio a Maiduguri (capital de Borno) para planificar vários ataques mortíferos contra civis e o pessoal de segurança, na sua qualidade de líder da Boko Haram no centro-norte do país e coordenador do essencial dos atentados suicidas e à bomba cometidos em Abuja, Kaduna, Jos e Potiskum”, indicou o tenente-coronel Musa.

Ele faz parte de 19 altos responsáveis da seita procurados pela JTF desde Novembro passado e cujas detenções foram recompensadas com 290 milhões de nairas (1,8 milhão de dólares americanos), enquanto um prémio de 25 milhões de nairas (158 mil dólares americanos) está previsto apenas para Zangina.

A Boko Haram lançou uma campanha de terror em 2009 depois da morte do seu líder, Mohammed Yusuf, pela Polícia.

Desde então, a seita matou mais de três mil pessoas no quadro de atentados no norte da Nigéria maioritariamente muçulmano.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!