Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Com livros de cartão, eles promovem a literatura

Há um ano, um grupo de jovens universitários – inspirados por Luís Madureira, o fundador das editoras cartoneras, em Maputo, através da Kutsemba Cartão – criaram a Livaningo Cartão D´Arte. Presentemente, com 13 obras editadas e publicadas, três das quais de escritores estrangeiros, além de celebrar os feitos, o grupo pretende abraçar novos desafi os: ampliar a sua esfera de acção em Maputo.

Por ocasião da celebração do primeiro aniversário da Livaningo, a sua equipa realiza no próximo dia 24 de Maio um evento cultural (a ter lugar no bairro de Laulane) em que irá associar actores de diversas áreas artísticas, muitos dos quais oriundos das zonas suburbanas.

No evento, cujo início está marcado para as 18 horas, será lançado (pela segunda vez) o livro de contos “Xiphefu” de Elcídio Bila. O mesmo será apresentado por José dos Remédios, editor da Livaningo e estudante do curso de Literatura na Universidade Eduardo Mondlane.

“Mutxukumetiwa”, de Rei do Gado, e “Estatuto e Focalização: Modalidades Técnico-narrativas propensas à expressão de ideologias em Godido, João Dias e Portagem, Orlando Mendes”, de Aurélio Cuna, foram os primeiros livros publicados pela editora, no dia 27 de Julho de 2012.

A partir daí, o ciclo dos lançamentos e feiras de livro tornou-se fecundo. Por isso, em Agosto publicou-se a obra poética “É Tudo Que Tenho”, de Herdino Polinésio, que foi seguida por muitas outras.

Devido à sua natureza artesanal, esta editora tem como objectivo criar espaço para que novos autores – muitos dos quais sem oportunidades para o efeito nas editoras convencionais – publiquem as suas criações. Através da produção e venda de livros a baixo custo também assegura que mais pessoas tenham acesso aos mesmos, promovendo-se, assim, a literatura moçambicana, em primeira instância, e de outros países com os quais a Livaningo tem relações institucionais.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!