Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Colômbia: Doze guerrilheiros das Farc mortos em bombardeio (ministro)

Doze guerrilheiros das Farc morreram em um bombardeio militar na base do grupo rebelde no departamento de Caquetá, informou na quarta-feira o ministro de Defesa, Gabriel Silva. “Na madrugada de hoje, a Força Aérea, em conjunto com a Polícia, fez uma operação contra a (unidade das Farc) Teófilo Forero, tendo como resultado preliminar doze mortes”, declarou Silva a jornalistas.

Um militar ficou ferido durante a operação. O ministro disse não saber se entre os mortos está algum dos líderes da guerrilha, a principal do país, depois do Exército de Libertação Nacional (ELN), e afirmou ser preciso esperar a identificação dos corpos. Após ressaltar que essa unidade de guerrilha é “a mais violenta das Farc”, Silva qualificou a operação como “muito bem-sucedida” e uma demonstração de que a política de segurança do governo “avança e se consolida”.

Desde que chegou ao poder em 2002, o presidente Alvaro Uribe iniciou a denominada política de “segurança democrática”, orientada para combater frontalmente as guerrilhas esquerdistas, os paramilitares e o narcotráfico, mas centralizou-se, principalmente, contra as Farc. Essa ofensiva fez com que a grupo diminuísse seu número de integrantes de 17 para 8 mil, segundo o governo, enquanto organizações independentes estimam em torno de 11 mil guerrilheiros.

O anúncio do novo bombardeio militar contra um acampamento das Farc ocorre logo após a notícia de que no domingo quatro indígenas, entre eles uma criança, ficaram feridos após um bombardeio da Força Aérea contra guerrilheiros no departamento de Antioquia.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!