Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Cólera erradicada em Ponta Negra no sul do Congo

A epidemia da cólera que assola desde Novembro de 2012 a localidade de Ponta Negra, no sul do Congo, foi erradicada, anuncia um comunicado oficial assinado pelo médico-chefe do Sector Operacional das Grandes Endemias desta cidade, Joseph Ngala.

«As medidas preventivas e o controlo epidemiológico permitiram erradicar a cólera que afectou mil 102 pessoas e fez 16 mortes», segundo Ngala que avaliava a campanha de luta contra esta epidemia, lançada desde 20 de Novembro de 2012.

Todos os casos de diarreia observados actualmente na cidade de Ponta Negra, principal centro económico e industrial do Congo, não foram assimilados à cólera, garantiu.

Para lutar contra a doença nas autarquias mais afectadas, a Direcção Departamental da Saúde beneficiou do apoio dos poderes públicos e de vários parceiros nacionais e internacionais.

«A taxa actual de letalidade da cólera na província de Ponta Negra estima-se em 1,45 porcento dos casos abrangidos, mas todos os casos de diarreia observados actualmente na cidade não foram assimilados à cólera», indicou.

Desde o aparecimento dos casos de cólera em Ponta Negra, em Novembro último, várias equipas de diferentes serviços humanitários continuam a sensibilizar as famílias aos eventuais riscos ligados a esta doença.

Vários habitantes de Ponta Negra desejam que operações de limpeza de ribeiros e canais sejam realizadas agora que as chuvas são raras, pois que, com a chegada do período chuvoso em Setembro ou Outubro, a doença poderá ressurgir.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!