Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Circulação rodoviária entre centro e norte de Moçambique restabelecida apenas para veículos ligeiros

A circulação rodoviária entre o centro e o norte de Moçambique foi restabelecida nesta terça-feira(17), com a reabilitação da ponte de Mocuba, na Zambézia, que desabara parcialmente a 12 de Janeiro, interrompendo a única estrada que une as duas regiões.

A reabertura ao tráfego da ponte de Mocuba, que cedeu há mais de um mês à força das águas do rio Licungo, foi anunciada no fim do Conselho de Ministros, embora a travessia esteja ainda vedada a viaturas pesadas.

Os trabalhos de recuperação da ponte, construída ainda no período colonial, vão prosseguir, de modo a garantir a total circulação na N1, a única estrada que cruza Moçambique de norte a sul e cuja interrupção lançou o caos no setor dos transportes e dificuldades de abastecimento às províncias do norte de Moçambique.

Segundo o Instituto Nacional de Gestão das Calamidades (INGC), as águas do Licungo elevaram-se acima dos 12 metros, o dobro do nível de alerta, em poucas horas na madrugada de 12 de Janeiro, no início das cheias que já mataram mais de 150 pessoas e afetaram mais de 170 mil, sobretudo na província da Zambézia.

Outras 50 pontes foram danificadas na província da Zambézia em resultado das inundações, que destruíram milhares de casas e escolas e derrubaram dez linhas de alta tensão, deixando o norte do país às escuras até à semana passada.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!