Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Cinquenta tractores irão impulsionar a agricultura em Manica

Cinquenta tractores e respectivas alfaias serão disponibilizados na campanha agrária que acaba de iniciar, para potenciar a actividade, a nível dos dez distritos que compõem a província de Manica, incluindo a cidade de Chimoio.

Ana Comoane, governadora de Manica, que confirmou o facto, disse que com os referidos tractores e usando os meios tradicionalmente disponíveis, a província de Manica prevê um incremento considerável no tocante às áreas e índices de produção, prevendo-se, na presente campanha agrícola, lavrar 861.021,9 hectares e colher o equivalente a dois milhões, 66 mil e 132 toneladas de culturas diversas.

Manica colheu na campanha finda 1.802.751, 94 toneladas de culturas diversas, das 1.522.967,90 planificadas, onde estiveram envolvidas 212 mil famílias. A província possui um excedente de produção estimado em 286.740 toneladas de produtos diversos, estando assim garantida a segurança alimentar.

Para além do aumento da produção de cereais como milho, arroz, mapira, mexoeira, entre outros), e culturas de rendimento, como o algodão, pretende-se nesta campanha aumentar de 8 mil hectares para 12 mil hectares a área de produção de trigo, batata-reno, soja e frutas.

Das culturas de rendimento, destaque vai para o algodão, estando por isso em processo de implantação uma indústria de processamento, em Guro, que se espera dentro em breve entre em funcionamento.

O sector agrícola em Manica é o que mais se evidencia na colecta de receitas para os cofres do Estado, pela sua contribuição em termos de exportações. O volume global de exportações permitiu uma colecta de receitas de cerca de 11 milhões de dólares no primeiro trimestre do presente ano.

Comoane, sublinhou que pelos resultados obtidos na campanha passada, tanto no que diz respeito à produção alcançada como nos índices de comercialização e exportações, a província sente-se mais encorajada.

Segundo Comoane, com este nível de produção, lembrou ter crescido consideravelmente o volume de exportações, ora situado em 11 milhões e 60 mil e 179 dólares norte-americanos, dos 12.850.800 planificados, o que corresponde a realização do plano em 86.1 porcento e um crescimento de 10.6 porcento relativamente a igual período do ano transacto.

Na componente de comercialização agrícola, até ao terceiro trimestre do ano de 2011, Comoane pronunciou terem sido comercializados 884 mil e 353 toneladas, contra 663 mil e 101 toneladas de culturas diversas de igual período de 2010, o que corresponde a uma realização do plano em 101.5 porcento e a um crescimento de 33.4 porcento.

A província prevê atrair mais investimentos sobretudo para a indústria de processamento local de fruta, nomeadamente manga, banana e outras e assegurar o funcionamento da fábrica de processamento de algodão em construção na vila de Guro, distrito do mesmo nome.

O Chefe do Estado, embora tenha avaliado positivamente o empenho da população na produção de alimentos, vincou ser necessário de um redobrar de esforços para o combate efectivo da fome e da pobreza. Guebuza sublinhou que só com trabalho é que pode ser possível a eliminação total da pobreza.

O Presidente da República não colocou de lado a importância da alocação atempada de insumos agrícolas, contratação de mais técnicos extensionistas, aprovisionamento de agroquímicos e de vacinas, além da mobilização de recursos financeiros.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!