Soldados sírios mataram, esta Segunda-feira, um operador de camera do canal libanês de TV Al Jadeed perto da fronteira entre os dois países, disse a emissora.
De acordo com o canal, o veículo da sua equipe foi alvejado no lado libanês da fronteira, na região de Wadi Khaled (norte do Líbano), matando o cineasta Ali Saaban.
Um seu colega, Hussein Khreiss, disse que o ataque ocorreu apesar de a equipe ter explicado o seu trabalho aos soldados.
“Dissemos aos nossos irmãos sírios… que não somos militares… mas eles abriram fogo pesadamente contra o carro”, disse ele ao site do canal.
O primeiro-ministro Najib Mikati lamentou o incidente e disse que pedirá à Síria para investigar o caso e punir os culpados.
Citando uma “fonte de imprensa”, a TV estatal síria afirmou que o incidente ocorreu num momento em que os guardas sírios dum posto fronteiriço próximo estavam a ser atacados por um “grupo terrorista”.
Mês passado, os residentes libaneses disseram que os soldados sírios invadiram o vale do Bekaa, no Líbano, para perseguir os rebeldes.
Houve também vários relatos de disparos a partir da fronteira, ou de foguetes que atingiam pessoas dentro do Líbano.