Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Cinco vilas de Nampula terão novo sistema de abastecimento de água

Cerca de 30 milhões de dólares norte-americanos deverão ser desembolsados até 2016 pelo Fundo das Nações Unidas Para a Infância (UNICEF) e pela Agência Norte-Americana para o Desenvolvimento Internacional (USAID) com vista a garantir a reabilitação de sistemas de abastecimento de água às sedes distritais de Ribáuè, Mecubúri, Rapale, Namialo e Monapo, na província nortenha de Nampula.

Aquelas regiões estão desprovidas de fontes de água potável, situação que obriga os residentes locais a percorrerem longas distâncias à procura daquele líquido precioso que actualmente está a ser captado em poços a céu aberto, cujo consumo amiúde provoca doenças diarréicas por ser imprópria para o consumo humano, segundo apontam aquelas duas agências internacionais.

A vila municipal de Ribáuè deverá ser a primeira a beneficiar das referidas obras de reabilitação orçadas em cerca de um milhão de dólares norte-americanos.

Presentemente e segundo ainda o UNICEF e a USAID está em curso o processo de lançamento de concursos públicos para a selecção de empreiteiros que ficarão com as obras.

Sabe-se, entretanto, que a Suíça deverá desembolsar, em 2013, o correspondente a cerca de 51,3 milhões de meticais para a implementação do Programa Nacional de Abastecimento de Água e Saneamento Rural (RONASAR) que impulsionará a produção de água e dinamizará pequenos sistemas de Abastecimento de Água (PSAA), bem assim actividades de administração de infra-estruturas de água e saneamento que irá velar pelo abastecimento de água nas vilas urbanas.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!