Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Cinco mil camponeses de Manica envolvidos na produção de mel

Cerca de 500 toneladas de mel/ano deverão ser produzidas por aproximadamente cinco mil camponeses da província central de Manica para o mercado doméstico e para exportação, numa iniciativa dinamizada pela empresa Mozambique Honey Company.

A firma pretende construir, em 2012, uma unidade industrial para o processamento daquela quantidade, segundo Jonas Pohlmann, responsável pelos Assuntos Políticos e Culturais da Embaixada da Holanda em Moçambique, entidade que apoia financeiramente a iniciativa.

Na sua primeira fase, o mel será destinado ao consumo doméstico enquanto se identificam mercados externos para a sua comercialização, segundo ainda Pohlmann.

No global, está previsto o acondicionamento de pouco mais de 50 mil colmeias em Manica, num esforço que tem por finalidade diversificar os produtos de exportação e gerar mais postos laborais nas zonas rurais com elevadas potencialidades agroindustriais.

O projecto de produção de mel para consumo doméstico e exportação foi apresentado e elogiado pelo grupo de oito parlamentares da Holanda que, semana passada, visitou Moçambique para acompanhar de perto a evolução de programas financiados por aquele país membro do G-19 (Grupo de 19 parceiros internacionais de cooperação com Moçambique).

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!