Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Ciências Agrárias: Kuwait desembolsa cinco milhões de USD

O Fundo do Kuwait comprometeu-se esta sexta-feira a desembolsar cinco milhões de dólares norte-americanos para financiar o projecto de reabilitação e construção dos Institutos Superiores Politécnicos de Ciências Agrárias de Gaza e Manica, Sul e Centro de Moçambique respectivamente.

Um acordo nesse sentido foi rubricado, em Maputo, pelo Ministro moçambicano das Finanças, Manuel Chang, e pelo Director-Geral Adjunto do Fundo do Kuwait, Hamad Al – Omar. Trata-se de um acordo complementar a um outro rubricado, em 2006, no valor de 8,7 milhões de dólares norteamericanos.

Falando momentos após a assinatura do acordo, Manuel Chang disse que a disponibilização deste fundo concessional, com período de maturidade de 20 anos, incluindo 04 (quatro) anos de graça a uma taxa de juro de 1 (um) por cento ao ano, representa o reconhecimento do desenho e operacionalização de projectos na área de Educação com vista a promover o desenvolvimento económico sustentável.

As relações de cooperação entre Moçambique e o Fundo do Kuwait, segundo Manuel Chang, estabeleceram-se no ano de 1982, e até a data aquele fundo já disponibilizou cerca de 74 milhões de dólares para projectos nas áreas de infraestruturas tais como escolas, hospitais, estradas e reabilitação da açucareira de Xinavane, agro – indústria, telecomunicações, entre outros. O financiamento do Fundo do Kuwait para estas áreas tem sido por via de donativos e créditos concessionais.

Por seu turno, Hamad Al – Omar disse que aquele fundo está pronto para continuar a cooperar com Moçambique na parceria para o desenvolvimento. “Podem contar connosco na parceria para o desenvolvimento”, sublinhou Hmad Al-Omar.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!