Aproximadamente 200 militares das Forcas Armadas de Defesa de Moçambique (FADM) iniciaram Sextafeira ultima campanhas de remoção de lixo, visando tornar Maputo uma cidade limpa e bonita.
O acto, que deverá durar dez dias, insere-se num memorando de entendimento rubricado nesse sentido, há anos, entre o Ministério da Defesa Nacional (MDN) e o Município local. Com efeito, esta não é a primeira vez que efectivos militares se envolvem em acções deste género, principalmente em momentos em que a cidade regista altos índices de acumulação de resíduos.
A campanha abrange os distritos municipais de KaMpfumo (DM-1), Nlhamakulu (DM-2), KaMaxakeni (DM-3), KaMavota (DM-4) e KaMubukwana (DM- 5). O grupo integra membros da Marinha da Guerra, Comando do Exército, Estado-maior General das FADM, Polícia militar, Base Aérea de Mavalane, batalhão de Foguetes, Rádio Técnica e Fuzileiros.
A acumulação de lixo na cidade de Maputo, por incapacidade de recolha por parte do município, é tida como um grande contributo para a eclosão de doenças, entre outros males.