Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Cidadão morre envenenado durante “cura” de alcoolismo

Um curandeiro moçambicano encontra-se detido na província central de Manica por suspeita de envenenamento mortal de um indivíduo que procurava tratamento para se aliviar da dependência de bebidas alcoólicas. Trata-se de um curandeiro do distrito de Machipanda que estava a administrar um determinado tipo de “medicamento” com o intuito de “curar” um cidadão que sofria de alcoolismo e que depois veio a perder a vida.

Fonte policial citada pela Rádio Moçambique (RM), a emissora pública nacional, disse que o curandeiro em causa poderá incorrer a um processo criminal caso se confirme que a morte do referido indivíduo foi motivada pelo “medicamento” administrada pelo indivíduo actualmente a contas com as autoridades. Refira-se que a maioria da população moçambicana (cerca de 60 por cento) recorre a medicina tradicional para ter acesso aos cuidados de saúde, devido a fraca rede sanitária no país.

Contudo, actualmente, esta actividade é realizada de forma desorganizada, havendo centenas de pessoas que se auto intitulam “médicos tradicionais” com capacidades para “curar” todo o tipo de doenças. Esta tendência levou a que a actividade se tornasse meramente comercial, pois os seus praticantes chegam a colocar os seus anúncios publicitários em jornais e na via pública sob olhar impávido das autoridades municipais.

Em Novembro de 2009, o Ministério da Saúde criou o Instituto de Medicina Tradicional para coordenar e integrar os serviços da Medicina Tradicional nos cuidados de saúde primária do país. Actualmente, a medicina tradicional carece de uma organização, pois o Estado desconhece o verdadeiro universo dos praticantes desta actividade.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!