Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Mais quadros qualificados para sector da Saúde

O sector de saúde acaba de ganhar mais quadros, com a graduação hoje de 130 enfermeiros de nível superior. Os 130 graduados do Instituto Superior de Ciências de Saúde (ISCISA), formaram-se nas especialidades de administração e gestão hospital, anatomia patológica, cirurgia, enfermagem, saúde materna, enfermaria pediátrica, tecnologia bio molecular e laboratorial, bem como terapia ocupacional.

Este é o quarto grupo de enfermeiros de nível superior lançados ao mercado pelo ISCISA. De acordo com o director do ISCISA, Aurélio Zilhão, nestes quatro anos, foram formados cerca de 380 licenciados e 127 bachareis.

Durante a cerimónia de graduação, Zilhão referiu que a formação dos quadros do ISCISA ocorre diante de várias dificuldades, que vão desde a falta de infra-estruturas adequadas, salas de aula, laboratório e equipamentos. Ele pediu apoio do Governo para a construção de um campus universitário num terreno localizado na Matola, nas proximidades do sítio onde esta a ser erguido o Hospital Provincial de Maputo.

Por seu turno, o Ministro da Saúde, Alexandre Manguele garantiu que o seu ministério vai apoiar, embora não tenha avançado mais detalhes. “Estamos preocupados com as preocupações que o ISCISA nos apresenta. O campus universitário junto ao futuro hospital provincial da Matola será construído. O Ministério da Saúde vai apoiar” garantiu. Segundo Manguele, os 130 graduados são um mais valia para o sector, embora o número seja ainda insuficiente para responder aos desafios que se colocam de prestação de serviços de qualidade aos moçambicanos. Neste momento, em Moçambique, um médico está para 30 mil habitantes e um enfermeiro para cinco mil habitantes.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!