Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Cidadão moçambicano despedido do emprego por rir-se a uma piada dos colegas

Um trabalhador de uma serração de madeira pertencente a um grupo de cidadãos chineses, na cidade de Quelimane, foi despedido por ter-se rido às gargalhadas de uma piada entre colegas durante o trabalho.

Segundo o Diário da Zambézia, o despedimento ocorreu quando a equipa estava em pleno trabalho, esta segunda-feira (25), e os colegas trocavam piadas, como habituamente durante a labuta.

Desta vez, o patrão, por sinal um cidadão de nacionalidade chinesa de nome Hin Won Hi, não gostou da brincadeira e tomou medidas severas. O chinês mandou todos pararem e logo disse ao cidadão nacional que estava despedido do emprego, porque estava a perturbar o ambiente de trabalho.

E não só, o patrão de origem chinesa alegou também que os trabalhadores estavam a falar mal dele e o protagonista era este cidadão nacional. Isto criou indignação e todos revoltaram-se contra a atitude do patronato, mas sem efeito satisfatório, porque este havia decidido.

Inspecção do Trabalho à leste

Perguntados se este era o primeiro caso, os colegas da vítima afirmaram que casos iguais têm acontecido,, contando que, há seis meses, dois nacionais foram despedidos da mesma empresa, por terem reclamado fome, uma vez que o salário estava atrasado.

Os trabalhadores dizem que nunca viram a Inspecção do Trabalho naquela empresa, nem de binóculos. Um outro trabalhador contou que numa outra empresa, os inspectores de trabalho quando chegam só conversam com o patronato, mais nada.

Recorde-se que na cidade de Quelimane há muitas empresas de serração de madeira cuja maior parte pertence aos cidadãos chineses.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!