O cenário é considerado de dramático nos últimos dias em Quelimane, e tudo agravou-se com a queda das chuvas desde a quinta-feira da semana passada. A cidade está intransitável e péssima em termos de saneamento do meio. Pior com a cólera já a fazer das suas, os próximos dias poderão ser ainda mais difíceis para os citadinos desta urbe.
Este cenário tem condicionado o trânsito normal dos automobilistas e peões que procuram a todo custo espaço para passarem. Não tem sido fácil e nota-se logo que algo está mal. Nestes dias e por causa das péssimas condições da cidade, os munícipes arregaçam as calças e com sapatos nas mãos, vão tacteando um local para pôr o pé, por caso não, chega ao local de trabalho já sujo por causa das águas negras que estão em todo lado. Os taxistas de bicicleta, estes vê o seu negócio a baixar, porque são poucos utilizadores daquele meio nesta época em que a chuva assola Quelimane.
MUNÍCIPES FALAM DE SABOTAGEM
Munícipes que falaram ao nosso jornal afirmaram que a cidade perdeu a estética e com o que se assiste actualmente, só deixa cair lágrimas. Florêncio Emílio, automobilista, disse que com a sua viatura ligeira, não consegue transitar na cidade. Florêncio diz também que para ele a reabilitação das estradas que nunca acaba só mostra claramente que o governo não está interessado em ver a cidade de Quelimane boa.
“Não sei porquê tiraram o pouco asfalto que havia, mas mesmo assim também não fizeram nada”- rematou a nossa fonte. Audêncio Olímpio, diz ser residente do bairro Manhaua. Este classifica de sabotagem o que se vive actualmente em Quelimane. Olímpio sublinhou que neste momento muitas pessoas não sabem o que fazer e torna-se mais difícil viver nesta cidade.
Até esta segunda-feira, a cidade de Quelimane continua a registar chuvas intermitentes, mas que a Delegação do Instituto Nacional de Meteorologia, diz não ser motivo de alarme, porque as chuvas são normais.