Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Chomera reitera que Moçambique tudo faz para preservar a paz

O Primeiro vice – Presidente da Assembleia da República (AR), o parlamento moçambicano, Lucas Chomera, reiterou ultima Sexta-feira, em Maputo, que a paz é um bem precioso sobre o qual os moçambicanos tudo fazem para preserva-lo.

Chomera falava durante uma audiência que concedeu a uma delegação da Comissão para os Assuntos de Saúde, Educação e Cultura do Parlamento Nacional de Timor leste, de visita ao país desde o passado dia 12 do mês em curso. Por outro lado, Chomera explicou a delegação que, actualmente e a par da preservação da paz, os moçambicanos tem uma outra batalha que é o combate a pobreza, uma frente em que o estadista moçambicano, Armando Guebuza, tem lançado varias iniciativas para que este mal seja erradicado. Das iniciativas do Presidente Guebuza, Chomera destacou a descentralização, onde o distrito é o pólo de desenvolvimento, a criação de projectos de geração de emprego e produção de comida, entre outras.

Chomera falou ainda de outros desafios tais como o combate ao HIV/ SIDA, Malária, Tuberculose e a vários males como a burocracia nas diversas instituições públicas e privadas. Por seu turno, Virgílio Marçal, Presidente da Comissão do parlamento timorense, disse que a sua deslocação a Moçambique visa reforçar os laços de amizade e cooperação entre os dois estados, bem como colher experiências que o pais possui, principalmente nas áreas da Saúde e Educação. Marçal indicou que durante os encontros que manteve, em Maputo, com os ministros moçambicanos da Saúde e Educação, Ivo Garrido e Zeferino Martins, foi lhe garantido que Moçambique continua com portas abertas para apoiar, na medida do possível, ao Timor Leste. A delegação timorense permanecerá no país ate a próxima Segunda-feira.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!