Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

China prende jornalista no meio da repressão contra rumores

Um jornalista investigativo chinês que acusou as autoridades de corrupção foi preso, disse o seu advogado, terça-feira (8), tornando-se o mais recente de uma série de críticos do governo a serem detidos pela repressão de Pequim contra rumores.

Liu Hu, um repórter do jornal de Guangzhou New Express, foi detido sob a acusação de difamação a 30 de Setembro, confirmou o advogado, Zhou Ze. Liu já havia sido detido antes ao final de Agosto na metrópole de Chongqing, sudoeste da China, sob a suspeita de “fabricar e espalhar rumores”.

A repressão chinesa à “promoção de rumores” na Internet, vista por muitos como um instrumento para conter a crítica ao Partido Comunista no poder, esfriou o discurso político, com blogueiros famosos alegando ter segurado publicações delicadas devido ao medo de detenção.

Advogados e activistas classificaram a repressão como uma significativa, se não grosseira, expansão dos poderes para controlar a Internet e um golpe contra aqueles que usam microblogs para disseminar informação, meio menos monitorado do que a estritamente controlada mídia tradicional.

A 29 de Julho, Liu acusou o vice-director de um órgão estatal de gestão da indústria e comércio, Ma Zhengqi, de negligência quando era secretário do partido num distrito de Chongqing. Liu publicou essas denúncias no seu microblog.

Zhou disse que a acusação feita ao seu cliente foi por “crime de expressão” e que o governo pode estar a agir em retaliação a Liu por causa das suas detalhadas denúncias contra várias autoridades, incluindo muitos de alto escalão em muitas províncias. O microblog de Liu foi tirado do ar. Autoridades de Chongqing não puderam ser contactadas para comentar.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!