Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

China investe USD 730 milhões em estradas e água

Cerca de 730 milhões de dólares norte-americanos deverão ser investidos pela China em obras de construção e/ou reabilitação de diversas infra-estruturas socioeconómicas, designadamente, estradas e pontes e sistemas de abastecimento de água e para irrigação em várias províncias moçambicanas.

Um dos empreendimentos a beneficiarem do investimento é a barragem de Chipembe, na província nortenha de Cabo Delgado, cuja reabilitação necessita de cerca de 120 milhões de dólares norteamericamos, segundo Calado Ouana, do Ministério das Obras Públicas e Habitação, falando sextafeira passada durante um seminário sobre cooperação sino-moçambicana.

A barragem foi construída sobre o rio Montepuez, no início dos anos 80 do século XX, e tem uma capacidade de armazenar cerca de 25 milhões de metros cúbicos e foi projectada para cobrir cerca de dois mil hectares, dos quais cerca de 1300 hectares para irrigação por aspersão, a montante, e 710 hectares por gravidade, a jusante.

Na área de estradas, Ouana indicou que Moçambique solicitou um investimento chinês de 113 milhões de dólares para a construção da estrada Mandlakaze/Maxixe para ligar aquelas regiões das províncias meridionais de Gaza e Inhambane, respectivamente.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!