Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Cerimónia de abertura revela “tesouros” do Brasil e anima só no fim

A cerimónia de abertura do Campeonato Mundial de Futebol de 2014 homenageou, esta quinta-feira (12), o que os organizadores consideram os três maiores tesouros do Brasil, a natureza, o povo e o futebol, animando o público apenas no final da apresentação.

O espetáculo de 25 minutos foi encerrado com uma bandeira brasileira e com a música do Mundial, “We Are One”, cantada pelos artistas Claudia Leitte, vestida de azul; Jennifer Lopez, com uma roupa decotada em verde; e Pittbul, de camisa amarela escrita Brasil.

A cerimónia seguia com uma recepção morna por parte dos adeptos, que ainda não lotavam completamente a Arena Corinthians, em São Paulo, quando a bandeira do Brasil entrou no campo onde a selecção brasileira enfrenta a Croácia na estreia do torneio.

Só aí o público começou a animar-se, e gritou bastante com a música da competição. Os três “tesouros” do país foram representados artisticamente por personagens e adereços, tendo como elemento principal uma bola central “viva”, que mostrou diversos símbolos durante o espetáculo.

No entorno da bola, foi montada uma “bandeira da felicidade”, dividida em quatro partes, e aos poucos a bola foi “despertando”, apresentando uma harmonia entre todos os personagens da natureza e o ser humano. Durante o acto que homenageou o povo, foram mostrados instrumentos musicais, dançarinos, bailarinos e capoeiristas, representando os brasileiros.

Por meio de uma mistura de frevo, baianas e música gaúcha, todos os personagens executaram uma união representativa das danças folclóricas, até que “árbitros” apitaram para encerrar o acto e iniciar a fase futebolística da apresentação. Uma coreografia com 64 crianças representou cada um dos 32 países participantes do Mundial, e elas cercaram a bola de led, tendo a bandeira brasileira ao lado.

Foi neste momento que o público mais aplaudiu. No final, a bola abriu-se e dentro dela estavam Claudia Leitte, Jennifer Lopez e Pittbul, que junto com o Olodum, cantaram a música oficial do Campeonato Mundial de Futebol, enquanto todos os personagens dançavam.

O elenco artístico da cerimónia foi composto por mais de 600 pessoas, a maioria alunos de escolas de dança, de circo ou fábricas culturais, sob o comando da cantora, comediante e actriz belga Daphné Cornez.

Cerca de 90 por cento da produção, que envolve outras 600 pessoas, foi formada por brasileiros. A cerimónia foi cuidadosamente preparada para não prejudicar o relvado. A lona colocada sobre o relvado tinha um material que permitia que a relva respirasse e recebesse luz mesmo enquanto coberta.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!