Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Cerca de 15 milhões USD para saúde nos últimos 15 anos

O Governo norte-americano desembolsou, nos últimos cinco anos, cerca de 15 milhões de dólares para financiar diversas actividades na área da saúde do Ministério moçambicano da Defesa.

Segundo um relatório da Embaixada dos Estados Unidos da América em Moçambique (EUA), cuja cópia a AIM teve acesso, este financiamento foi usado particularmente para actividades ligadas a prevenção, cuidados e tratamento da pandemia do HIV/SIDA.

Igualmente, este valor do Departamento de Defesa dos EUA (USDOD), alocado no âmbito do Plano de Emergência do Presidente norte-americano para o Alívio do SIDA (PEPFAR), serviu para financiar o reforço dos sistemas de saúde, informação estratégica, melhoria de infra-estruturas hospitalares, aquisição de equipamento médico-hospitalar, entre outros.

“Entre os projectos dos últimos cinco anos, o USDOD, através do seu escritório em Maputo, apoiou a construção/reabilitação de uma das maiores instalações para o tratamento de HIV/SIDA no Hospital Militar de Maputo”, indica o relatório.

O documento refere também que o valor serviu para apoiar a instalação de serviços de diagnóstico e tratamento de HIV/SIDA nos hospitais militares da Beira e de Nampula (que beneficiaram não só os militares, bem como o público em geral. O mesmo valor foi usado para a instalação de modernos laboratórios de análises clínicas nos hospitais militares da Beira e de Nampula, assim como para o fornecimento de redes mosquiteiras aos vários ramos das Forças Armadas, incluindo Exército, Marinha de Guerra e Força Aérea.

Só no ano passado, os fundos dos EUA apoiaram a formação de 45 conselheiros militares em matérias de HIV/ SIDA. Igualmente, este montante financiou actividades da campanha de prevenção do HIV/SIDA que beneficiaram mais de 73 mil militares e civis, ente outras acções.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!