Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Celebra-se o Dia dos Leões em Maputo

Amanhã, sábado, 10 de Agosto, é o Dia Mundial dos Leões. Em Maputo, a efeméride será celebrada com a realização de um evento público que será realizado no Museu de História Natural a partir das 13 até ás 16 horas.

O evento vai incluir actividades como apresentação de vídeos dos leões existentes no Parque Nacional da Gorongosa e na Reserva Nacional do Niassa. Far-se-á também uma breve apresentação de projectos em curso para a conservação da espécie, bem como um concerto musical do agrupamento Chibangu, da Vila da Gorongosa.

A iniciativa é promovida pelo Museu de História Natural, Parque Nacional da Gorongosa, Reserva Nacional do Niassa, Projecto de Carnívoros do Niassa e Olho do Cidadão. Integra também as actividades previstas pelo Museu por ocasião do seu centésimo aniversário, celebrado este ano.

Acredita-se que o evento será uma oportunidade para alertar a sociedade para a importância da preservação dos leões.

Estima-se que, actualmente, existam entre 1000 e 1200 leões na Reserva Nacional do Niassa. O número tende a aumentar. Esta é a maior população de leões conhecida em Moçambique, e uma das cinco populações em crescimento em África. Tem, assim, uma grande importância para os esforços de conservação nacionais e mundiais. No Parque Nacional da Gorongosa, a população actual é de entre 30 a 50 leões.

As principais ameaças à sobrevivência do leão africano (Panthera leo) são a perda de habitat natural, a escassez de alimento (presas), os conflitos homem?animal, a caça ilegal, as doenças e a consanguinidade.

Refira-se que em 979 existiam – por estimativa – cerca de 250 mil leões no continente africano. A quantidade reduziu drasticamente, havendo, actualmente, entre 25 e 30 mil leões.

Presentemente, além da criação de condições que propiciem o desenvolvimento da espécie, estão a decorrer estudos e acções para compreender e documentar melhor as populações de leões. Uma dessas iniciativas é o projecto Leões da Gorongosa, que inclui acções de pesquisa, educação, desenvolvimento de capacidades e o estabelecimento de parcerias estratégicas.

 

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!