Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Celebra-se o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP

Exposição fotográfica, conferência sobre a língua portuguesa em África e declamação de poesia são as principais actividades previstas para a celebração do 1º aniversário do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP, no dia 5 de Maio, em Maputo.

“O principal objectivo deste evento é difundir e promover a língua portuguesa e a cultura entre os povos que falam português”, revelou o embaixador de Portugal em Moçambique, Mário Matos, em nome do Grupo da Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa (CPLP) de Maputo, tendo, no momento, apresentado as actividades previstas para a comemoração do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da CPLP a ter lugar, no dia 5 de Maio do ano em curso, no Centro Dentre as actividades que serão levadas a cabo destacam-se: um debate sobre a língua portuguesa em África, cujos oradores serão alguns intelectuais moçambicanos ligados à língua de Camões; uma exposição fotográfica alusiva à língua portuguesa e a cultura dos países que integram a CPLP; e declamação de poesia que estará ao cargo da poetisa moçambicana, Tânia Tomé, do projecto Showesia.

“É a primeira vez que se vai comemorar o Dia da Língua Portuguesa e Cultura na CPLP desde que foi instituído a 5 de Maio do ano passado”, disse Matos acrescentando ainda que este evento também se enquadra na Semana Cultural da CPLP que se celebra entre os dias 30 de Abril e 9 de Maio na actual sede da comunidade, a capital portuguesa Lisboa. Nesta cidade, cada comunidade que representa um dos Estados membros da CPLP terá um dia para a apresentação das suas manifestações culturais sendo que o pontapé de saída caberá a Portugal.

“A questão da língua foi identificada nos Estatutos da Comunidade como sendo algo que precisa de um impulso. Hoje a língua portuguesa é a 5ª mais falada do mundo e pretendemos ampliar o alcance, uma vez que, actualmente, um pouco mais de 250 milhões de pessoas falam português”, comentou, a terminar, Mário Matos.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!