Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Catedral velha vai mudar de face

Foi no longínquo ano de 1970 que a Catedral Nossa Senhora do Livramento, hoje tida como Catedral Velha de Quelimane, deixou de receber crentes para aquelas missas de sábado à noite, domingo de manhã, aquelas ave-marias, enfim, coisas que elevam o espírito deixaram de passar se naquela casa.

Hoje, a Catedral velha foi tomada pelos meninos de rua, amigos do alheio e uma grande imundície naquela que é a casa de Deus. Os anos foram passando e a estrutura da antiga Catedral, local onde jazem muitas almas com história neste país, foi-se degradando até ao ponto em que está.

Há bastante tempo que se falava da reabilitação da antiga Catedral, mas a efectivação das obras aos olhos dos cidadãos continuava longe de ser uma realidade.

E, já agora, a igreja católica proprietária daquele imóvel, sentou com pessoas de boa fé, gente comprometida com causas e chegaram a conclusão de que a face daquela casa deve mudar.

Mudando a face, abrem-se novos caminhos para a vida das pessoas. Entretanto, este desafio de mudar a face da Catedral Nossa Senhora do Livramento, passará por uma reabilitação, visto que o edifício está caindo em pedaços. Padre Pedro da Diocese de Quelimane disse que a igreja tem sonhos após a reabilitação daquele edifício.

Conforme explicou, pretende-se que aquela casa seja um museu onde as pessoas possam encontrar informações úteis para as suas vidas. Num outro desenvolvimento, aquele clérigo sublinhou também que se se efectivarem as obras, a Catedral Velha poderá também ser um local onde as pessoas poderão realizar casamento e outras cerimónias de interesse cultural.

Ajuda é necessária

Para a realização das obras de reabilitação da antiga Catedral, são necessários mais de novecentos mil meticais (900 mil meticais), valor este que conforme os mentores da iniciativa, não existe. E então, quais são as possíveis saídas? Esta é a pergunta que se faz quase todos dias.

A resposta não tarda chegar. Já foi aberta uma conta bancária onde qualquer um pode depositar o pouco que tem para a materialização desta ideia. Aqui, a união é de facto um factor importante, porque só pelos valores atrás mencionados, não são poucos.

Mas mesmo assim, ninguém desanima e a vontade é ver a Catedral Velha em boas condições porque aquela casa representa uma história nesta parcela do país. Bem-haja a iniciativa e temos que dar mão e unir esforços para restaurar a Catedral Velha.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!