Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Catalunha elege Moçambique como “destino preferencial em África”

A região autónoma da Catalunha, na Espanha, acaba de eleger Moçambique para ser o seu “destino preferencial em termos de investimentos e cooperação com África”, segundo Rui da Costa Reis, representante da Agência Catalã de Cooperação e Desenvolvimento no Maputo.

Em entrevista ao Correio da manhã, Costa Reis estimou em cerca de 4,1 milhões de euros o valor do apoio anual que o Governo catalão poderá canalizar para apoiar vários programas de desenvolvimento socioeconómico de Moçambique, a partir de 2012, sublinhando que, apesar da crise económico-financeira que abala a Europa, o Governo catalão vai contribuir com cerca de 500 mil euros para apoio ao Fundo Comum de Apoio ao Sector de Saúde (PROSAUDE).

A fonte apontou, entretanto, os sectores de turismo, indústria transformadora e têxtil e ainda a área de construções como potenciais áreas de investimento, em Moçambique, que interessam agentes económicos da Catalunha. Até ao momento, grande parte das actividades desenvolvidas pela Agência Catalã de Cooperação e Desenvolvimento está baseada na província meridional de Inhambane, região onde, desde 2005, aquela instituição presta assistência técnica a camponeses locais e organizações não governamentais da sociedade civil moçambicana, segundo ainda Costa Reis.

O apoio a programas de desenvolvimento socioeconómico de Moçambique inserese na “estratégia de internacionalização e divulgação da cultura catalã em África”, de acordo ainda com aquele responsável, apontando Moçambique como exemplo de estabilidade política e “com enormes possibilidades de progredir economicamente devido à sua vasta riqueza de recursos naturais”.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!