Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Capece renuncia cargo de Secretário da Frelimo na Beira

O Primeiro Secretário da Frelimo na Beira, António Capece, eleito há sensivelmente três semanas, renunciou ao cargo alegando falta de tempo para dirigir os destinos do Partido no poder ao nível daquela cidade capital provincial de Sofala, no Centro de Moçambique.

Segundo o Secretário da Frelimo para a Mobilização e Propaganda, Edson Macuácuá, Capece remeteu ao Comité do Partido a nível da cidade da Beira um pedido de renúncia ao cargo por “impossibilidade prática de conciliar a sua actividade profissional com o exercício das funções partidárias”.

“O pedido de renúncia refere-se às incompatibilidades da actividade de docente que Capece exerce com a de Primeiro Secretário na Beira, visto que ele é professor nas cidades da Beira, Maputo e na província de Gaza, e esta situação o obriga-o a se ausentar constantemente da Beira e, em tempo de eleições (este ano), não podemos ter um Primeiro Secretário a tempo parcial”, disse Macuácuá, citado pelo “Notícias”.

Este caso invulgar na história da Frelimo, Partido no poder desde 1975, acontece numa altura em que a Frelimo está preocupada em identificar o melhor timoneiro para dirigir os seus destinos na Beira, a segunda maior cidade do país ora sob gestão municipal de Daviz Simango, que concorreu como independente nas últimas eleições autárquicas depois de expulso da Renamo.

Simango viria mais tarde a ser indicado para presidir o Movimento Democrático de Moçambique (MDM), uma nova formação política no país. A Beira é o único dos 43 municípios do país fora do controlo da Frelimo.

Simango conquistou o seu segundo mandato nas eleições autárquicas de Novembro passado, uma corrida em que ele tinha como principal adversário o candidato da Frelimo, Lourenço Bulha, na altura também Primeiro Secretário provincial do seu Partido. Bulha perdeu a corrida e no mês passado a Frelimo o afastou do cargo de Primeiro Secretário em Sofala.

Assim, o Comité da Frelimo da Cidade da Beira deverá realizar outras eleições dentro dos próximos dias para eleger um outro Primeiro Secretário. Actualmente, a Frelimo na Beira está a ser dirigida interinamente pela Secretária Provincial para Administração e Finanças, Florência Raso.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!