A selecção nacional de Moçambique recebe, neste domingo (25 de Agosto), no Estádio da Machava, a sua congénere de Angola em jogo da primeira “mão” da última eliminatória de acesso ao Campeonato Africano de Futebol para Jogadores Internos (CHAN). A prova terá lugar em 2014 na vizinha África do Sul.
Mesmo sem poder contar com o avançado Sonito, ora suspenso, e sem Telinho que desde a última quarta-feira (21) milita nas fileiras do gigante sul-africano Ajax da Cidade de Cabo, João Chissano, seleccionador nacional interino, mostra-se bastante confiante numa vitória e promete uma equipa vencedora frente às palancas negras.
Aquele técnico, parafraseando, confessou que o adversário de Moçambique neste domingo (25) não lhe tira o sono. “Vamos atacar sempre e de forma organizada. Sabemos que uma equipa ofensiva precisa de maior concentração na defensiva, sob pena de ser surpreendida. Quando não tivermos a bola vamos pressionar, estando em cima de quem a tiver de modo a recuperá-la o mais cedo possível” disse.
“O que aconteceu na Namíbia faz parte do passado. Agora estamos concentrados no nosso objectivo, que é de ultrapassar esta eliminatória. Estamos cientes de que temos um adversário muito forte; com um campeonato interno bastante competitivo; e com jogadores de grande valia técnica. Angola é uma selecção evoluída e que aproveita muito bem a sua organização interna” foi assim que respondeu João Chissano, quando questionado se conhecia o seu rival no jogo de domingo (25).
“Com ou sem Sonito, teremos onze jogadores em campo”
Sem o melhor marcador moçambicano do Moçambola, Sonito, suspenso por um jogo pela CAF, João Chissano assegurou que “se não estiver Sonito, estará outro. Jogaremos onze contra onze. Vamos abordar o jogo como se ele estivesse em campo, sem pensar nele, mas focados nos que estão presentes e mentalizá-los para que marquem golos como aquele ponta de lança”.
A táctica de João Chissano para o jogo contra Angola
“Nós estamos a potenciar mais a nossa organização de jogo a nível ofensivo e defensivo. Não temos treino específico. Treinamos o que pretendemos jogar no domingo. Vamos assumir uma postura contrabalançada, sem desequilíbrios nas duas zonas a que me referi” revelou o seleccionador nacional interino.
Chissano avançou ainda que, estando em casa, é responsabilidade do seu conjunto assumir totalmente o jogo.“Temos de praticar o nosso futebol, aquilo que sabemos. Temos de ter maior posse de bola e estar sempre em cima do nosso adversário. Temos essa capacidade”.
Importa referir que a lista dos 18 convocados que defrontará Angola na Machava, no próximo domingo (25), será tornada pública ainda nesta sexta-feira (23). Os angolanos são também esperados neste dia em Maputo, cuja agenda passa por efectuar um treino de adaptação no sintético do mítico estádio da Machava, às 15 horas.