Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

CAN 2013 já mexe com os bastidores

Faltam 15 dias para o arranque da 29ª edição do Campeonato Africano das Nações (CAN), a decorrer na vizinha África do Sul, de 19 de Janeiro corrente a 10 de Fevereiro próximo. A selecção angolana, ou seja, os “Palancas Negras”, foi a primeira, das 16 equipas que vão participar da fase final do CAN, a aterrar, de forma madrugadora, no solo sul-africano, no passado dia 26 de Dezembro. Mas ainda não inscreveu os seus atletas junto da Confederação Africana de Futebol (CAF), órgão que tutela a modalidade. A par da Angola, até esta quinta-feira (03) outras doze selecções já estavam na terra do rand, incluindo a Zâmbia, campeã africana em título.

Até ao momento, afirma-se, apenas a experiente Costa do Marfim, por sinal vice-campeã em título, o estreante Cabo-Verde, e o Togo feito a inscrição dos seus planteis junto da CAF. Contudo, não há motivos de alarme porque, segundo a CAF, as inscrições terminam na próxima quarta-feira (09).

Enquanto isso, o seleccionador nacional de Burkina Fasso, o belga Paul Put, divulgou uma lista de 28 jogadores pré-seleccionados.

Entretanto, ainda não tornou público a lista final dos que vão “desfilar” no certame, mesmo quando há a exigência de se proceder à inscrição junto da CAF. A chegada daquela selecção à Pretória estava inicialmente prevista para esta quinta-feira (03).

Mas a federação de futebol local veio a público anunciar que a equipa vai permanecer em Ouagadougou até a próxima segunda-feira (07) devido à retenção de sete jogadores pelos respectivos clubes, nomeadamente Jonathan Pitroipa, Charles Kaboré, Alain Traoré, Madi Panadetiguiri, Djakaridja Koné, Bakary Koné e Bakary Soropor, para cumprirem alguns deveres.

Sobre este assunto, as regras da FIFA são claras: os jogadores só podem juntar-se às suas respectivas selecções duas semanas antes do início de um certame, ou seja, aquela selecção só poderá encontrar-se na próxima segunda-feira. Moçambique irá acompanhar o certame de “camarote”.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!