Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Campeonato Provincial de futebol de Maputo inicia este final de semana

Arranca amanhã, dia 16, em Maputo, o Campeonato Provincial de Futebol da temporada 2013. Neste ano, o mesmo contará com a participação de dez equipas em representação de alguns distritos deste ponto do país, com destaque para o da Manhiça, que mais equipas apresenta, com um total de quatro.

O certame será disputado num sistema de todos contra todos, em duas voltas podendo qualificar para a Poule de apuramento ao Moçambola as equipas que ocuparem as duas primeiras posições do certame, segundo decisão da Federação Moçambicana de Futebol.

O Incomáti de Xinavane, recentemente despromovido do Moçambola e o Djuba FC, campeão em título, são as equipas favoritas para a conquista do título, até porque, no ano passado, o conjunto da Mozal venceu o campeonato com uma larga vantagem sobre o segundo classificado.

Nesta semana, a equipa do @Verdade visitou alguns clubes que vão participar neste certame, de modo a inteirar-se do grau de preparação das mesmas para a prova e as respectivas expectativas. Ao que conseguimos apurar, todos os clubes estão ansiosos pelo início do campeonato, porém, se por um lado uns estão esperançosos de ganhar o título, outros mantêm-se cépticos.

O Clube da Maragra foi o primeiro por nós visitado na qualidade de estreante na competição, volvidos dois anos de inactividade – até no recreativo. Na conversa mantida com Felisberto António Vasco, treinador principal, o grande objectivo deste clube é conquistar o título de campeão provincial e qualificar-se para o Moçambola do próximo ano.

Aliás, o técnico revelou que os dois anos em que a colectividade andou fora dos campos de futebol foram de muito trabalho de preparação. “Estamos cientes de que não teremos adversários fáceis, mas tudo faremos para conquistar o campeonato e chegar ao Moçambola” disse a fonte.

Neste momento, este clube conta com um plantel composto por 23 jogadores que, segundo o nosso entrevistado, está estruturado e definido. Porém, questionado sobre se a sua equipa está em condições de ombrear em igualdade de circunstâncias com adversários tidos como tradicionais candidatos ao pódio, Felisberto respondeu nos seguintes termos: “a avaliar pelos resultados que tivemos ao longo da nossa preparação, acho que estamos em condições de ombrear com qualquer equipa.

Já no Clube Desportivo da Manhiça, o mais antigo de todos os que vão militar nesta competição, o cepticismo quanto a uma boa prestação da equipa é dominante. Tudo porque aquele clube atravessa um momento conturbado e caótico, onde a desorganização chegou a colocar em causa a sua presença neste certame.

Só para se ter uma ideia, a par de ser o mais antigo, é o mais regular em termos de participação na prova, porém, neste ano, foi o último a inscrever-se na Associação Provincial de Futebol de Maputo. Como se não bastasse, a escassos dias do arranque do campeonato não tem ainda plantel e, até à hora do fecho desta edição, na quarta-feira, treinava com apenas 10 jogadores.

António Chendzele, treinador daquela equipa, disse à nossa Reportagem que esta situação se deve ao facto de mais de 90% dos jogadores que envergavam a camisola do clube terem desertado para o Clube da Maragra. “O Maragra oferece melhores condições em relação a nós e perante isso não nada podemos fazer”, justificou-se Chendzele, quando questionado sobre as razões da fuga massiva dos jogadores.

Aquele jovem técnico reconheceu, ainda, que a colectividade que dirige não está preparada para a presente época descartando, dessa forma, a possibilidade de lutar pelo título. Deixou também a entender que as primeiras jornadas serão cruciais para o futuro do clube no campeonato.

Calendário completo do Campeonato Provincial de Futebol de Maputo

1ª JORNADA

Infulene x Clube da Matola

Ntumbuluco F.C x MG FC

Munguine x Maragra

Incomati x Khongoloti

Djuba FC x Clube da Manhiça

2ª JORNADA

Clube da Matola x Djuba FC

MG FC x Infulene

Maragra x Ntumbuluco FC

Khongolote x Munguine

Clube da Manhiça x Incomati

3ª JORNADA

Clube da Matola x MG FC

Infulene x Maragra

Ntumbuluco FC x Khongolote

Munguine x Clube da Manhiça

Djuba FC x Incomati

4ª JORNADA

MG FC x Djuba FC

Maragra x Clube da Matola

Khongolote x Infulene

Clube da Manhiça x Ntumbuluco FC

Incomati x Munguine

5ª JORNADA

MG FC x Maragra

Clube da Matola x Khongolote

Infulene x Clube da Manhiça

Ntumbuluco FC x Incomati

Djuba FC x Munguine

6ª JORNADA

Maragra x Djuba FC

Khongolote x MG FC

Clube da Manhiça x Clube da Matola

Incomati x Infulene

Munguine x Ntumbuluco FC

7ª JORNADA

Maragra x Khongolote

MG F.C x Clube da Manhiça

Clube da Matola x Incomati

Infulene x Munguine Djuba F.C x Ntumbuluco FC

8ª JORNADA

Djuba FC x Khongolote

Clube da Manhiça x Maragra

Incomati x MG FC

Munguine x Clube da Matola

Infulene x Ntumbuluco FC

9ª JORNADA

Khongolote x Clube da Manhiça

Maragra x Incomati

MG FC x Munguine

Clube da Matola x Ntumbuluco FC

Infulene x Djuba FC

 

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!