Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Campanhas contra os casamentos prematuros

A Esposa do Presidente da República de Moçambique, Maria da Luz Guebuza, que, desde a última sexta-feira, se encontra em Nampula, instou aos lideres comunitários no sentido de intensificarem campanhas contra os casamentos prematuros, que têm vindo a aumentar em toda a província de Nampula.

Maria da Luz Guebuza apelou ao desencorajamento de tal prática, que tem contribuído para o aumento, que se tem registado ultimamente, de casos de mortes resultantes de partos complicados e abortos clandestinos de grávidas indesejadas. As crianças precisam da nossa protecção, e, portanto, temos que aconselhá-las a irem à escola para que tenham um futuro promissor. Sublinhou a Primeira Dama do país, que se mostrou, igualmente, preocupada com a existência de crianças que assumem a chefia da respectiva família em consequência da morte de seus pais, vítimas de HIVSIDA, e outras doenças endémicas, o que lhes obriga a abandonarem os estudos

. Com vista a inverter o cenário, apelou aos lideres comunitários para se envolverem com maior afinco no processo de sensibilização das comunidades, além de desencorajarem a poligamia. A Primeira Dama anunciou, por outro lado, que o seu gabinete vai continuar a mobilizar recursos materiais e financeiros a fim de contemplar aos grupos de crianças vulneráveis do país. Vamos também trabalhar com as mulheres porque são elas que diariamente cuidam daquela camada social. Junto delas vamos identificar os problemas existentes e procurarmos as soluções possíveis. Prometeu a Primeira Dama.

Entretanto, nos comícios populares orientados nos povoados de Nihessiue em Murrupula, Mecane em Moma e na vila sede do distrito de Mogovolas, Maria da Luz Guebuza, falou repetidamente da necessidade dos pais e encarregados de educação levarem os seus filhos às escolas, e sobre a importância da prática da actividade agrícola com vista a melhoria da dieta alimentar, além da mobilização das mães a acorrerem aos centros de saúde para as vacinações dos menores.

Refira-se que em todos povoas escalados, a Primeira Dama pernoitou no seio das comunidades, tendo, deste modo, várias sugestões para enriquecimento dos programas do seu gabinete.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!