Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

“Campanha de higiene de mãos” lançada em Maputo

O Ministério da Saúde (MISAU) lançou, nesta terça-feira, em Maputo, a “campanha de higiene de mãos”, uma medida de bio-segurança com carácter obrigatório para os médicos, enfermeiros e outros agentes auxiliares de saúde, com vista à prevenção da contaminação cruzada de doenças.

Numa primeira fase, a iniciativa vai decorrer de 23 a 27 de Março corrente, dirigida eincluindo os cidadãos em geral. A mesma tem como meta levar esses grupos ao conhecimento e à reflexão sobre a importância de proceder à higiene de mãos para se ter saúde.

De acordo com o MISAU, a experiência mostra que a higiene das mãos é o meio mais barato e eficaz para prevenir doenças e reduzir a transmissão de infecções no ambiente hospitalar, devendo, por conseguinte, ser uma prática rotineira nos hospitais.

Dados apresentados ainda ontem pelo MISAU apontam que em cada dia, no mundo, 1, 4 milhão de pessoas sofre de infecções adquiridas no hospital.

Segundo o UNICE,F em cada dia cerca de 5000 crianças com menos de cinco anos morrem diariamente no mundo, de diarreias, sendo que metade dessas mortes pode ser evitada se as crianças desenvolverem o hábito de lavar as mãos com água e sabão, antes do almoço e depois de usar a sanita.

De referir que a primeira fase da campanha na área do grande Maputo vai abranger o Hospital Central de Maputo, os hospitais gerais José Macamo, Mavalane, Chamanculo e Machava e o Instituto de Ciências de Saúde de Maputo.

A fase “dois” da campanha será lançado no mês de Maio em todas as províncias. Notícias

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!