Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Campanha contra bilharziose em Maputo

As autoridades sanitárias da cidade de Maputo vão levar a cabo uma campanha de tratamento massivo de bilharziose, uma doença ainda comum em Moçambique, contando agora com uma taxa de prevalência de 43 por cento.

Com efeito, a campanha a ser realizada pela Direcção de Saúde da Cidade de Maputo na próxima semana, prevê alcançar cerca de 264 mil crianças de 5 a 15 anos de idade, grupo que corre maior risco de contaminação por esta doença.

“O objectivo da campanha é reduzir a mortalidade por shistosomíase (bilharziose) através da redução gradual do número de pessoas infestadas que são verdadeiros reservatórios da doença para novas infecções”, indica o comunicado de imprensa das autoridades de Saúde recebido, Sexta-feira, pela AIM.

Esta campanha arranca já na próxima Segunda-feira e deverá abranger todos os distritos municipais de Maputo. Para este fim, o pessoal da saúde estará posicionado em todas as escolas e centros infantis para administrar os medicamentos.

Também conhecida pelo nome de Shistosomíase, a bilharziose é uma doença causada por um parasita que entra no organismo quando os pés são mergulhados em águas estagnadas e que estejam contaminadas.

“Quando uma pessoa contaminada urina ou defeca na água ou nas bermas dos rios, de charcos ou de valas de drenagem, espalha o shistosomíase que depois entra dentro do corpo de um caracol, onde se desenvolve e depois sai para entrar no corpo da outra pessoa”, explica o comunicado de imprensa.

Por causa desses factores, o grupo mais vulnerável a esta doença são crianças em idade escolar. Na cidade de Maputo, o índice de prevalência desta doença é de 14,5 por cento.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!